Com a aliança das gigantes, serviços como o Bing da Microsoft devem estar presentes em aparelhos da Nokia, enquanto a fabricante de aparelhos mobile se compromete em trazer inovações de alta qualidade e criatividade para a equipe da Microsoft.
Muitos usuarios sabendo do fato não ficaram nada satisfeitos em saber da noticia, outros entusiastas dizem que os novos aparelhos com a plataforma windows phone 7 será um dos smartphones mais completos do mercado.
Stephen Elop, CEO da Nokia confirmou que a empresa já havia procurado a Google com a intenção de adotar o Android como sistema operacional para seus smartphones, porém, as negociações foram interrompidas, já que as propostas da Microsoft tornaram-se mais interessantes para a Nokia.
Os investidores não se deixaram convencer pela estratégia de Elop e as ações da Nokia caíram em mais de 11% como reação do mercado à informação de que 2011 e 2012 serão "anos de transição" e de estabelecimento da parceria.
O acordo terá impacto negativo sobre as margens da Nokia em curto prazo, disseram os analistas. A Nokia informou que sua margem operacional será de "10 por cento ou mais" depois do período de transição.
"Eles anunciaram uma grande união com a Microsoft, mas ao mesmo tempo não reduziram seus gastos com pesquisa e desenvolvimento. Já que as pessoas que encaravam as ações da empresa de modo positivo antecipavam margens da ordem de 15% ou mais para os aparelhos em 2012, podemos ver alguns cortes nas estimativas", disse Richard Windsor, estrategista mundial de tecnologia da Nomura.
A parceria representa um grande avanço para a Microsoft, que vem há anos batalhando para se estabelecer no mercado de comunicação sem fio.
A plataforma Windows Phone, que tinha 2% do mercado no trimestre passado, é reconhecida pelos especialistas do setor como uma tecnologia avançada, mas não conquistou sucesso entre os consumidores.
A decisão de formar uma aliança com a Nokia pode levar outros fabricantes de celulares a optarem por não usar o software, mas os analistas afirmaram que, de modo geral, foi a Microsoft que saiu mais beneficiada do acordo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário