Páginas

sábado, 1 de outubro de 2011

Nokia fecha fábrica e demite 3.500 na Europa

Nokia diz que vai também revisar a atuação de suas fábricas na Finlândia, na Hungria e no México
Na tentativa de reestruturar seu negócio, a Nokia anunciou ontem que planeja demitir 3,5 mil funcionários e fechar uma fábrica na Romênia. "Devemos tomar medidas dolorosas, porém necessárias, para alinhar nossa força de trabalho e o futuro de nossas operações", afirma em comunicado o presidente da empresa, Stephen Elop. As demissões somam-se ao corte de 4 mil empregados divulgado em abril e devem ocorrer oficialmente no fim de 2012. A Nokia diz que vai também revisar a atuação de suas fábricas na Finlândia, na Hungria e no México.
Outro objetivo é centralizar as operações comerciais e de mapeamento em Berlim, Boston e Chicago e fechar as unidades de Bonn, na Alemanha, e em Malvern, nos EUA. A Nokia justifica o fechamento da fábrica romena dizendo que pretende direcionar a produção de celulares para locais próximos a fornecedores e mercados estratégicos, como o da Ásia.
Diante da força da Apple e da Samsung, a Nokia vem perdendo espaço no mercado de celulares. Uma pesquisa da Digitimes aponta que 74,4 milhões de smartphones sairão das fábricas da Nokia em 2011, enquanto a Apple deve despachar 86,4 milhões de unidades. Em 2010, a Nokia produziu 100 milhões de aparelhos. Para recuperar a liderança, a Nokia anunciou neste ano que abandonará o sistema operacional Symbian para concentrar esforços no Windows - resultado da parceria com a Microsoft.
Fonte: Epocá Negocios